Páginas

sábado, 23 de fevereiro de 2013

TEMPERO CASEIRO

 Tempero caseiro

Oi pessoal, vim aqui ensinar fazer um tempero caseiro, aquele tempero que você compra no mercado e tem mais sal que gosto de alho, já o nosso, você decide se você quer mais salgado ou menos salgado.

Ingredientes:
  • 500g de alho (descascados)
  • 2 cebolas grandes ou 3 medias cortadas em 4
  • 1 maço de cebolinha verde (cheiro verde)
  • 1 kg de sal 
Dica para descascar o alho: Separe os dentes de alho da cabeça, coloque em uma tigela com água, a água tem que cobrir +ou- 2 dedos dos dentes de alho, deixe de molho de um dia para o outro, tampado, e pronto é só descascar os dentes de alho, a casca vai soltando e amolecendo, fica mais fácil de descascar.

Preparo
Vá intercalando no liquidificador um punhado dos dentes de alho com a cebola e cebolinha verde e batendo, até despejar tudo
 Vá balançando o liquidificador enquanto bate, para ajudar na mistura.
 Se ficar muito grossa essa massa no liquidificador, vá colocando gotinhas de água ainda batendo, para não ficar uma massa muito dura e queimar o seu liquidificador, não coloque muita água, não queremos um tempero aguado, são só gotinhas.
Depois de tudo batido e uma massa bem homogênea, coloque em uma tigela e misture bem o sal, tem que misturar bem, pois o sal é o conservante do tempero.
Se você quiser um tempero com mais gosto de alho e menos salgado, coloque mais alho, ou diminua a quantidade de sal, você pode ir usando o tempero e achar que está com pouco sal e acrescentar depois, só precisa misturar bem.
 Depois coloque em um pote limpo, esterilizado e com tampa.
Não precisa guardar em geladeira, porque o sal conserva.
Você pode colocar outros temperos a seu gosto para bater juntos ex: salsa, manjericão, orégano,etc. 
OBS: Nunca bata o sal junto com os outros ingredientes no liquidificador, porque o sal engrossa essa massa e pode queimar seu liquidificador.



Na minha foto tem pouco tempero que fiz com menos quantidade de alho e sal.
Espero que gostem.

Beijinhos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar, logo responderei seu comentário aqui mesmo.