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domingo, 24 de março de 2013

NUTRIÇÃO: Pirâmide Alimentar

A Piramide Alimentar


Flexível e cheia de opções, a pirâmide Alimentar pede ser o guia para uma dieta equilibrada  e alimentação saudável. Ela foi desenvolvida pelo departamento de agricultura americano e oferece orientação simples e fácil para você escolher seu cardápio respeitando sete diretrizes.

Diretrizes:
  • Coma uma diversidade de alimento.
  • Mantenha um peso saudável.
  • Escolha uma dieta com pouca gordura, colesterol e gordura saturada.
  • Escolha uma dieta rica em vegetais, frutas e grãos.
  • Use açúcar com moderação.
  • Use sal com moderação.
  • Se consome bebidas alcoólicas, beba com moderação.

O que há na Pirâmide Alimentar

 A Pirâmide Alimentar encoraja os princípios básicos de uma dieta saudável: variedades, equilíbrio e moderação.

Variedade: Não há um único alimento que forneça todos os nutrientes necessários. Uma dieta variada inclui alimentos diferentes nos 5 grandes grupos da Pirâmide que juntos atendem às recomendações nutricionais.

Equilíbrio: Uma dieta equilibrada incorpora diariamente as quantidades apropriadas dos 5 grupos de alimentos, provendo as calorias e nutrientes necessários. Sua idade, sexo e nível de atividade física podem alterar o número de porções necessárias para uma dieta balanceada.

Moderação: selecionar as comidas e bebidas com cuidado ajuda a controlar as calorias e quantidades de gordura, colesterol, gordura saturada, sal açucares e se consumidas, bebidas alcoólicas. Isso permite maior flexibilidade para saborear a variedade de alimentos disponíveis.

Embora a Pirâmide Alimentar não seja uma ciência exata, é um bom começo para criar uma dieta saudável e balanceada.


Como consultar a Pirâmide Alimentar

Ela demonstra como os diferentes tipos de alimentos devem ser balanceados em sua dieta. Assim, a base da Pirâmide é constituída de alimentos que devem ser consumidos com freqüência (cereais, arroz e massas), enquanto que no topo estão os que devem ser consumidos com  moderação (gorduras, óleos e açucares).

A proporção aproximada dos diferentes grupos em sua dieta é:


Cereais, pães arroz e massas - 6 a 11 porções.
Vegetais - 3 a 5 porções.
Frutas - 2 a 4 porções.
Carnes, peixes, aves, ovos, feijões, e nozes - 2 a 3 porções.
Leite, Yogurte e queijo - 2 a 3 porções.
Gorduras, óleos e açucares - use de forma reduzida.

Alimentação saudável não significa largar as comidas e bebidas prediletas.
Somente aprenda como balancear sua alimentação. Você pode acomodar seus alimentos preferidos e saborear as refeições enquanto promove sua saúde.
Prefira alimentos como massa, arroz, grãos, pães, cereais; vegetais;frutas;laticínios com pouca gordura; carne magra, frango, peixe e legumes. Essas comidas são a estrutura para uma dieta saudável.
Não há alimentos “bom” ou “ruim”, a sua dieta como um todo que é importante.
Toda comida pode se encaixar numa dieta variada, moderada e balanceada.

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