Páginas

quinta-feira, 18 de abril de 2013

Dicas de Mãe para Mãe

Oi lindas e lindos do Seja Sempre você!

Resolvi dar uma dica paras as mães, pois nunca é demais saber mais.
Para quem não sabe sou mãe de dois filhos, um tem 10 e o outro tem 4 anos, e quando eu estava gravida do primeiro eu fiquei sabendo de um curso para mães que se chama Embalavida , é de graça e não precisa ser do plano Unimed, para quem ainda não conhece eu não tenho certeza se ele é patrocinado pela Unimed, ou se é a Unimed que dá o curso, quando eu estava gravida do segundo filho, procurei e fiz novamente, ele é ótimo, mesmo eu já sendo mãe  resolvi fazer de novo, pois aprender nunca é de mais, principalmente, quando se trata de filhos, pois mesmo já sendo mãe sempre da uma insegurança quando ficamos gravidas.

Estes cursos são dados por profissionais, tem sorteios, lanches e te deixa bem a vontade.
Vou dar exemplos do que foi falado no ultimo curso que fiz:

A nova composição familiar e a importância do pai
Alimentação saudável na gestação
Desenvolvimento gestacional
Higiene oral do bebê
A importância do exercício físico na gestação
Diferentes tipos de partos
Amamentação: Orientação das diferentes técnicas preventivas no preparo da mama
Calendário vacinal
O banho do bebê
Normas e rotinas hospitalares
Rotinas do parto
Papel do acompanhante
Visita à maternidade

  Vou dar algumas dicas que deram muito certo comigo quando eu tive meus filhos, aprendi lá no curso sim, mas não vou falar de tudo que falaram lá, por que eram muitas coisas e com o tempo agente se esquece afinal meu mais novo está com 4 anos, mais o que eu me lembrar vou falar.

Dica de mãe para mãe

  • Tudo que a mãe come reflete no filho durante a amamentação
  • Se a criança tem o intestino solto e a mãe comer alimentos que soltam o intestino, vai afetar na criança, como se a criança tem o intestino preso e a  mãe comer alimentos que prendem o intestino, vai prender o intestino da criança.
  • Para evitar cólicas indesejadas : A mãe deve comer mais saudavelmente possível, a mãe deve evitar, comidas gordurosas, como frituras, alimentos com conservante, corante, enlatados, ácidos, bebidas alcoólicas e refrigerantes.
  • Comidas ácidas podem dar assadura na criança
  • É preferível a mãe evitar certas comidas por um tempo que alem de voltar seu corpo mais rápido, não terá muito problema com a criança.
  • Para a criança dormir bem a noite, você deve evitar, comer: chocolate, café e qualquer alimento que contém cafeina.
  • Aquela história que as avós contam que para dar leite a mãe deve comer bastante canjica, leite, e até cerveja preta, isto é mito, o leite pode causar cólicas e assadura no bebê, a boa alimentação e muita água que ajudará com o leite materno
  • A mãe deve tomar bastante água, pois quando está amamentando, ela está perdendo liquido, tanto no leite quanto no suor e ela precisa estar sempre hidratada.
  • Se seu leite começar empedrar, ficar com o ceio duro e doendo, vá até o chuveiro, deixe cair bastante água morna, e comece a tirar um pouco do leite, pois as vezes a mãe produz muito leite e a própria criança não consegue mamar devido a quantidade de leite, e a criança pode  até se afogar
  • Nunca pense que seu leite é fraco para seu filho, pois não existe leite fraco, como a quantidade que cabe no estomago da criança é muito pouco, e ela as vezes dorme quando está mamando, então ela tem a sensação de fome toda hora, mais não é culpa do leite.


  • Não deixe de amamentar seu filho, pois o leite materno e o contato físico da criança com a mãe é muito importante para saúde desta criança.




Espero muito que seja bem útil.


beijinhos!







Um comentário:

  1. estas dicas são boas mesmo, até para os pais, avós, tios

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar, logo responderei seu comentário aqui mesmo.